400 mil casais sofrem de infertilidade - TVI

400 mil casais sofrem de infertilidade

Manifestação APF na Assembleia da República

Quarenta por cento dos casos devem-se a causas masculinas, diz presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia

Relacionados
Cerca de 400 mil casais portugueses sofrem de infertilidade e destes 40 por cento devem-se a factores masculinos, afirmou esta sexta-feira o presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA), refere a Lusa.

La Fuente de Carvalho, que falava a propósito do Primeiro Curso de Infertilidade Masculina, a decorrer no Hospital de Santo António, no Porto, considerou que se trata de «um problema de saúde pública que tem sido um pouco descuidado».

Actualmente, segundo La Fuente, as unidades privadas proliferam, mas a nível do Serviço Nacional de Saúde a resposta é «escassa».

«Existem apenas unidade públicas nos hospitais de Santo António e S. João, no Porto, Guimarães, Gaia e Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. É um número reduzido que dificulta o acesso às famílias com menores recursos financeiros», afirmou o especialista.

La Fuente de Carvalho congratulou-se com a intenção do Governo de alargar o número de unidades de medicina de reprodução aos principais hospitais portugueses, mas defendeu a integração de especialistas em urologia nestas equipas.

«Em muitas situações, a infertilidade masculina tem tratamento não devendo por isso engrossar a lista dos casais que aguardam pela procriação medicamente assistida», defendeu o especialista.
Continue a ler esta notícia

Relacionados