PJ desmantela grupo que roubava cheques dos marcos do correio - TVI

PJ desmantela grupo que roubava cheques dos marcos do correio

Operação Charlie da PJ no Porto

O grupo actuava em Lisboa e a sul do país. O resultado da burla ascende aos 250 mil euros

A Polícia Judiciária desmantelou um grupo de burlões e falsificadores de cheques, que actuava na zona da Grande Lisboa e sul do país. Foram detidas cinco pessoas, noticia a Lusa.

No âmbito da operação «Fraude Final» foram realizadas várias buscas a casas e a um stand de automóveis, na zona da Grande Lisboa e no sul do país, revela a PJ.

A judiciária revela ainda o modus operandi do grupo: «Os cheques falsificados eram previamente furtados do interior de correspondência depositada em marcos de correio». A seguir, o dinheiro «ilicitamente obtido», era retirado das «contas beneficiadas através de terminais de POS [para pagamento com cartões bancários] instalados» nos estabelecimentos de três dos detidos, que ficcionavam compras e tentavam «dar uma aparente justificação legal aos movimentos».

E com recurso à falsificação de cheques e à emissão de ordens de transferência falsas, o grupo conseguiu alegadamente apropriar-se de cerca de 250 mil euros, que correspondem a quase 50 por cento dos valores que tentaram ilicitamente obter. 460 mil euros no total.

Os cinco detidos já foram presentes a tribunal, dois ficaram em prisão preventiva e os restantes com a obrigação de apresentações periódicas às autoridades policiais.
Continue a ler esta notícia