Santa Maria: oncologia inaugura serviço «muito mais humanizado» - TVI

Santa Maria: oncologia inaugura serviço «muito mais humanizado»

Ministra da Saúde

Ministra destaca novidades na abertura do renovado serviço hospitalar

Relacionados
A ministra da Saúde inaugurou esta terça-feira as novas instalações do serviço de oncologia médica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um investimento de cerca de um milhão de euros que traz «melhores condições para médicos e profissionais», refere a Lusa.

«O serviço de oncologia traz fundamentalmente condições melhores para os doentes que necessitam de cuidados na área da oncologia médica e condições melhores para os profissionais trabalharem«, disse a ministra da Saúde, Ana Jorge, na inauguração do novo serviço, que integrou as cerimónias que assinalam os 55 anos do Hospital de Santa Maria.

Ana Jorge destacou a possibilidade de, nas novas instalações, os doentes que façam tratamentos de quimioterapia poderem ter um acompanhante junto deles, uma característica que para o director clínico do serviço de oncologia do hospital, Luís Costa, «humaniza o serviço».

«É um serviço muito mais humanizado e com muito mais capacidade», referiu o responsável a propósito das novas instalações, que custaram perto de um milhão de euros e começam a funcionar dentro de uma semana.

A ministra da Saúde apresentou ainda a nova unidade do INEM de Suporte Avançado de Vida (SAV) pediátrica, uma ambulância que será usada exclusivamente no transporte de crianças em estado crítico entre hospitais e unidades de cuidados intensivos pediátricas e que terá equipas dedicadas.

Ana Jorge referiu que esta unidade é pioneira para a zona sul do país, que vem colmatar a inexistência de soluções para transporte pediátrico de risco nesta zona de Portugal, uma vez que um serviço semelhante já existe a funcionar na zona norte.

Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos que vão beneficiar do SAV pediátrico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados