Santa Maria: Infarmed detecta irregularidades em procedimentos - TVI

Santa Maria: Infarmed detecta irregularidades em procedimentos

Ordem dos Farmacêuticos diz que não verificou incorrecções

O Infarmed-Autoridade Nacional do Medicamento identificou «não conformidades» nas condições de preparação e dispensa de medicamentos no Hospital de Santa Maria, algumas consideradas «críticas», anunciou esta quinta-feira a entidade.

O relatório da inspecção, realizada entre 22 e 28 de Julho, foi entregue esta quinta-feira ao Centro Hospitalar Lisboa Norte. O Hospital de Santa Maria tem agora dez dias para apresentar ao Infarmed «um plano de medidas correctivas/preventivas».

«Após este período, o Infarmed reinspeccionará o circuito de preparação e dispensa de medicamentos desta unidade hospitalar, a fim de verificar a correcção das não conformidades detectadas», acrescenta um comunicado divulgado pela entidade.

A inspecção surge, recorde-se, após seis doentes terem ficado cegos na sequência de uma intervenção oftalmológica a 17 de Julho no Hospital de Santa Maria.

«A investigação das causas deste incidente prossegue no âmbito do Ministério Público», indica o Infarmed numa nota enviada à imprensa.

Contudo, a Ordem dos Farmacêuticas revela, esta quinta-feira, em comunicado, que «não se verificou qualquer incorrecção por parte dos profissionais farmacêuticos do Hospital de Santa Maria, nem qualquer alteração aos procedimentos estabelecidos».

A Ordem dos Farmacêuticos recomendou, porém, à direcção do Hospital a actualização e revisão do Manual de Procedimentos, de forma a torná-lo o mais descritivo possível, e reafirmou a necessidade da regulamentação das carreiras de Farmacêuticos.

Relembre-se que a ordem criou uma comissão de avaliação constituída por cinco especialistas coordenados pelo director técnico do departamento de qualidade da OF para analisar as condições do desempenho profissional farmacêutico, no âmbito das Boas Práticas da Farmácia Hospitalar.

O Hospital Santa Maria ainda não fez qualquer comentário em relação aos comunicados contraditórios.

Entretanto, está a decorrer uma outra investigação sobre os medicamentos, a cargo da Entidade Reguladora da Saúde, que afirma vir a divulgar os resultados em momento oportuno.
Continue a ler esta notícia