Cimeira Ibérica: parcerias para a investigação - TVI

Cimeira Ibérica: parcerias para a investigação

Mariano Gago, Ministro da Ciência e Ensino Superior - Foto de Tiago Petinga

Lançamento do Laboratório Internacional de Nanotecnologia é ponto alto

Relacionados
Um dos pontos altos da 23ª Cimeira Luso-Espanhola, que se realiza esta sexta-feira e sábado no Mosteiro de Tibães, em Braga, é o descerrar da primeira pedra do futuro Laboratório Internacional de Nanotecnologia, que ficará instalado precisamente na cidade minhota.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, o objectivo deste laboratório é «atrair para a Península Ibérica recursos humanos e recursos materiais do mundo inteiro e trazer para a Europa, designadamente para a península, mais um pólo de competitividade no domínio das nanociências e nanotecnologias».

Mega-laboratório de investigação em Braga

Trata-se, no fundo, de mais um sinal da parceria estratégica no campo da investigação que está a ser promovida pelos dois países e que deverá estar operacional a partir de 2009. Uma postura que não se fica por aqui, dado que existem projectos em desenvolvimento na área dos recursos naturais do mar e de cerca de uma dezena de outros em perspectiva.

Cimeira Ibérica: à espera da força espanhola

Cimeira Ibérica na «casa forte» de Tibães

Zapatero em campanha na Cimeira

Esta é uma parceria importante para os dois países, como frisou o ministro dos negócios estrangeiros espanhol, Miguel Moratinos. Na sua opinião, a Cimeira será um momento de consolidação da cooperação bilateral «com projectos futuros de inovação e de cooperação», destacando em particular o lançamento da primeira pedra do futuro centro conjunto de nanotecnologia.

Automóvel auto-sustentável no futuro

Em breve também deverá ser apresentado um automóvel «eco-sustentável», que está a ser desenvolvido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, pela Universidade de Vigo e pelo Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG).

A iniciativa arranca este ano e é consequência do Projecto luso-galaico NaturPlas, financiado no âmbito do Programa INTERREG IIIA, que está a criar uma infra-estrutura tecnológica virtual, o Centro Virtual de Desenvolvimento de Compósitos Biodegradáveis. Neste âmbito, a cooperação científica será também um dos pontos na agenda da Cimeira.

Ligações na TORGA.NET>/b>



Um outro projecto de cooperação entre as duas universidades é o TORGA.NET, que permite a ligação por uma rede de comunicações de banda larga para incrementarem a cooperação pedagógica e científica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados