Encontrada água em planeta fora do sistema solar - TVI

Encontrada água em planeta fora do sistema solar

• Portugal Diário
  • 12 jul 2007, 15:10

Corpo celeste detectado pelo telescópio Spitzer a 60 anos-luz da Terra

Um grupo de cientistas espanhóis detectou vapor de água na atmosfera de um exoplaneta (nome dado a planetas externos ao sistema solar), em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos, França, Taiwan e Reino Unido, noticiou a agência Efe.

A descoberta foi publicada no último número da revista Nature e a sua principal autora foi Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Ignasi Ribas, membro do Instituto de Ciências do Espaço de Barcelona (CSIC) e do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha (IEEC), foi um dos pesquisadores envolvidos no estudo. Segundo o físico, apesar das suspeitas da existência de água nos exoplanetas, esta foi, pela primeira vez, confirmada cientificamente.

«É a primeira vez que se detecta vapor de água num exoplaneta, e, além disso, em grandes quantidades», disse Ribas

O fenómeno foi detectado com o telescópio espacial de infravermelhos Spitzer e o exoplaneta, que está a cerca de 60 anos-luz da Terra, foi baptizado com o nome HD 189733b.

Como se detecta a água a esta distância?

A vantagem oferecida por este exoplaneta para estudo é que, devido à inclinação de sua órbita, ele transita em frente à sua estrela, com uma consequente diminuição do brilho ao ser observado da Terra.

Até agora, as tentativas de detecção de água em planetas fora do sistema solar tinham sido feitas através do estudo da ocultação do planeta por parte da estrela. Porém, neste caso, os cientistas fizeram exactamente o contrário, investigando o trânsito do corpo diante da estrela, referiram os investigadores.

Esta técnica permitiu analisar de forma mais precisa os elementos da atmosfera do planeta. Verificou-se, através da análise de infravermelhos, a existência de grandes quantidades de água.