TGV Porto-Vigo «tem de passar» no aeroporto - TVI

TGV Porto-Vigo «tem de passar» no aeroporto

  • Portugal Diário
  • 17 jan 2008, 12:16

Empresários do Minho defendem também a construção de um canal ferroviário próprio para o TGV

Relacionados
A Associação Industrial do Minho (AIMinho) defendeu esta quinta-feira que um comboio de alta velocidade, entre Porto e Vigo «só será eficaz» se passar no Aeroporto Sá Carneiro e se for construído um novo canal ferroviário até Braga e Valença, disse fonte empresarial.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da AIMinho, António Marques considerou que «seria um crime nacional se o comboio não passasse no aeroporto, que é hoje o mais movimentado do noroeste peninsular». Sustentou, também, que a ligação entre Braga e Porto «tem de ser efectuada a mais de 200 quilómetros/hora».

«Aeroporto do Porto terá ligação ao TGV»

António Marques falava a propósito do anúncio oficial da construção daquela ligação ferroviária, previsto para a Cimeira Ibérica que vai juntar, em Braga, sexta e sábado, José Luis Zapatero e José Sócrates e membros dos governos dos dois países.

O dirigente considera «escandaloso» que se queira levar o comboio até Campanhã (Porto) «para poupar dinheiro», o que - defende - «vai prejudicar a região Norte já que irá impedir o crescimento da sua infra-estrutura aeroportuária».

A AIMinho, com sede em Braga, defende ainda que a ligação Porto/Braga/Valença seja toda feita em canal ferroviário próprio, e não - como parece ser a opção governamental - mantendo, com melhoramentos, a linha até Braga, construindo, apenas, de raiz uma nova até Valença.

«Com a linha actual, o comboio demorará uma hora, como agora sucede com o «pendular», a ligar Braga ao Porto, porque terá de abrandar nas estações intermédias, e quando houver outros, regionais ou de mercadorias, à sua frente», frisou.

António Marques sustenta que sem um novo canal, a ligação Porto/Vigo vai demorar pelo menos duas horas, o que será inaceitável e reduzirá o seu alcance em termos de passageiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados