Lisboa vai pagar dívidas a grandes credores - TVI

Lisboa vai pagar dívidas a grandes credores

Câmara de Lisboa (arquivo)

Oposição reclama «incapacidade de gestão do processo» e acusa CML de «desrespeito pelos fornecedores»

Relacionados
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje o plano de pagamento de dívidas aos grandes credores com votos favoráveis do PS e Bloco de Esquerda, abstenção do PSD e CDS e os votos contra do PCP e Verdes, noticia a agência Lusa.

O vereador das Finanças da Câmara, Cardoso da Silva, afirmou perante os deputados municipais que o acordo «é intercalar e transitório, ajuda, mas não resolve» a situação financeira da autarquia.

Cardoso da Silva acrescentou que o acordo inclui uma cláusula que prevê que, caso o Tribunal de Contas dê parecer favorável ao recurso interposto pela Câmara e viabilize o empréstimo para pagamento das dívidas, este acordo será substituído pelo Plano de Saneamento Financeiro inicialmente proposto pelo executivo.

O líder do grupo municipal do PSD, Saldanha Serra, criticou a «teimosia» da maioria PS/BE, que só ao fim de oito meses chegou a esta proposta de acordo e negociação da dívida com os credores, em «desrespeito pelos fornecedores» e afectando a «transparência» do processo.

Apontando «incapacidade de gestão do processo» à maioria, o social-democrata questionou ainda a diferença de valores em dívida apresentados pela Câmara desde Julho do ano passado, notando que algumas cresceram, outras diminuíram.

Saldanha Serra acrescentou que, ao contrário do que afirmou Cardoso da Silva, os acordos com os fornecedores/credores resolvem a situação da câmara, uma vez que os pagamentos só se iniciarão a partir de 2010: «pelo menos até às eleições [autárquicas de 2009], a câmara não tem que pagar, é uma almofada simpática para quem tem feito títulos e 'show-off' nos jornais mas zero obra no terreno».
Continue a ler esta notícia

Relacionados