Polícia espanhola apreende droga em... Lisboa - TVI

Polícia espanhola apreende droga em... Lisboa

  • Portugal Diário
  • 14 mar 2008, 12:50

Cocaína estava escondida entre lenços de papel. PJ envolvida

Relacionados
[Actualizada às 17:06]

A polícia espanhola apreendeu 514 quilos de cocaína em Lisboa, que se preparavam para ser levados para Espanha escondidos entre lenços de papel, numa operação que teve a participação das autoridades portuguesas, noticia o El Mundo.

Segundo um comunicado da Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), a Alfândega Marítima de Lisboa apreendeu «514,4 quilogramas de cocaína, em elevado grau de pureza, quantidade que daria para a produção de 5,1 milhões doses individuais».

A droga apreendida era procedente da Gâmbia e estava acondicionada em 470 placas, de peso superior a um quilo, em 39 caixas de cartão, num contentor cuja declaração alfandegária dizia que continha lenços de papel.

A nota de imprensa refere que o contentor era destinado a uma empresa portuguesa, sedeada no Algarve e foi seleccionado, pelos funcionários aduaneiros, utilizando critérios e técnicas de análise de risco, para ser sujeito a controlo físico.

Droga: distribuídas mais de cem seringas por dia

«Desse controlo veio a resultar a confirmação de que se tratava de um contentor de alto risco transportando, dissimuladamente, uma grande quantidade de cocaína», refere-se.

Segundo o ministério interior espanhol, a cocaína apreendida tinha como destino uma empresa da localidade de Villajoyosa, Alicante, onde foi detido o receptor da droga, um cidadão inglês de 50 anos.

A operação, denominada «papel» foi montada em conjunto pela Polícia Judiciária e pela Guarda Civil espanhola para identificar a pessoa que ia receber a carga e o local de armazenamento da mesma em Espanha.

A droga foi retirada do contentor e este partiu de Lisboa rumo ao seu destino, mas sob o controlo policial.

Em Espanha foi estabelecido um dispositivo de vigilância na zona industrial de Torres de Villajoyosa (Alicante), local de destino da droga.

A operação ainda não terminou e as autoridades não descartam a possibilidade de haver novas detenções.
Continue a ler esta notícia

Relacionados