Mais de 15 mil correm contra o cancro da mama - TVI

Mais de 15 mil correm contra o cancro da mama

Cancro da mama

Corrida da Mulher é já este domingo no Porto, mas ainda vai a tempo de inscrever-se

Relacionados
Mais de 15 mil mulheres vão participar, domingo no Porto, na Corrida da Mulher, uma iniciativa inserida na luta contra o cancro da mama, doença que mata, em Portugal, quatro mulheres por dia.

Esta terceira edição da Corrida da Mulher, organizada pela RunPorto em parceria com a SportZone, vai contar com a presença de algumas figuras públicas, nomeadamente Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, Telma Monteiro, Isabel Figueira, Tania Ribas de Oliveira, Merche Romero e Margarida Rebelo Pinto.

A corrida, que se realiza entre a Praça Mouzinho de Albuquerque e a Avenida dos Aliados, tem como objectivo recolher fundos que reverterão a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro da região Norte (LPCC-N).

Ainda vai a tempo de inscrever-se e ajudar

As inscrições, que continuam abertas, podem fazer-se pela quantia de um euro, que reverte a favor da Liga.

A organização espera atingir as 20 mil presenças femininas, quase o dobro do ano passado.

Susana Silva, coordenadora da LPCC-N, disse à Lusa que a iniciativa «pode ajudar, e muito, porque divulga a Liga».

«Não temos qualquer ajuda económica do Estado, sobrevivendo de donativos», disse.

A responsável revelou a iniciativa pode ajudar a concretizar alguns dos objectivos da Liga, nomeadamente a compra de uma unidade móvel de rastreio, orçada em 130 mil euros, e a requalificação da sede da Liga para instalar um centro de rastreio com consultas de aferição do cancro da mama e mais tarde o da pele.

Segundo revelou, aparecem anualmente 4500 casos novos de cancro da mama, ou seja, 11 casos/dia, sendo o diagnóstico precoce uma das formas mais eficazes de fazer frente à doença.
Continue a ler esta notícia

Relacionados