Videovigilância nos comboios de Sintra e Cascais - TVI

Videovigilância nos comboios de Sintra e Cascais

  • Portugal Diário
  • 15 fev 2008, 20:14
Comboio (foto de arquivo)

Para dissuadir actos de vandalismo ou criminosos, diz a CP

A CP instalou sistemas de videovigilância em 90 comboios das linhas de Sintra e Cascais, revelou hoje à Lusa Luís Costa, da Comissão Directiva da CP Lisboa.

O sistema de gravação de imagens, em alta definição, está «instalado nos 56 comboios» da linha de Sintra e em «34 composições da linha de Cascais», faltando concluir o processo em 12 comboios da linha da Azambuja até final do ano, explicou o responsável.

Aveiro: criança colhida por mota

Comboio arrasta plataforma e fere espectador

As câmaras de vídeo «são um elemento dissuasor para actos de vandalismo ou criminosos», os passageiros sentem-se mais seguros e a CP tem processos de chamada imediata das autoridades até às composições, reforçou Luís Costa.

O sistema de câmaras está instalado ao longo das carruagens, que emite para o monitor junto do maquinista e permite a visualização em tempo real do que acontece no interior do comboio.

Este sistema permite ao maquinista em caso de alarme ou chamada de emergência, pelos funcionários ao longo da composição, gravar em suporte digital os últimos três minutos dos acontecimentos, após a activação do sistema.

A CP tem capacidade para fornecer às autoridades, as imagens recolhidas em suporte digital, o que garante à empresa uma diminuição de problemas com qualquer acto de vandalismo.
Continue a ler esta notícia