Gripe A: hospital garante ter cumprido recomendações - TVI

Gripe A: hospital garante ter cumprido recomendações

Morte de criança para gripe A

Família acusa hospital de não ter feito qualquer análise de despistagem à criança que morreu esta quarta-feira

O Hospital de São Francisco Xavier garante que cumpriu todas as recomendações da Direcção-Geral de Saúde no atendimento à criança que morreu na quarta-feira e que estava infectada o vírus da Gripe A. A família do rapaz diz que, antes de dar entrada no Hospital D. Estefânia, a criança passou pelo São Francisco Xavier, onde não lhe foi feita qualquer análise de despistagem e onde foi medicado para uma virose.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E., no qual o Hospital de São Francisco Xavier se encontra integrado, diz que foram «cumpridas as recomendações da Direcção-Geral de Saúde relativamente a este tipo de situação».

«A criança em referência foi observada no Serviço de Urgência do Hospital de S. Francisco Xavier na segunda-feira, pelas 13:00, com um quadro clínico compatível com síndrome gripal benigna com dois dias de evolução sem outros factores de risco», diz o comunicado, adiantado que a criança «teve alta para o domicílio com terapêutica sintomática e indicação para vigilância».

É também referido no comunicado que, desde 2003, a «Urgência Pediátrica da área de Lisboa é da responsabilidade do Hospital da Estefânia e do Hospital de Santa Maria a partir das 22:00». «Às terças-feiras prestam serviço na Urgência do Hospital Dona Estefânia os pediatras do Hospital de S. Francisco Xavier, equipa esta que reavaliou e internou a criança no dia 27 (terça-feira)», informa ainda o Conselho de Administração.
Continue a ler esta notícia