Solitário foi entregue a Espanha - TVI

Solitário foi entregue a Espanha

  • Portugal Diário
  • 15 jan 2008, 14:18
«Solitário» à saída do tribunal (foto Sérgio Azenha/Lusa)

Depois de ser ouvido no tribunal espanhol, volta para Portugal

Relacionados
O assaltante espanhol conhecido como O Solitário foi hoje entregue por agentes policiais portugueses a congéneres espanhóis numa operação que decorreu «com normalidade» no Centro Penitenciário de Elvas.

Por questões de segurança, a operação de transferência de Jiménez Arbe decorreu na cadeia portuguesa poucos antes das 13:00.

Desde o início da manhã vários jornalistas tinham-se concentrado no antigo posto de controlo fronteiriço em Caya, local normalmente usado pelas polícias dos dois países para este tipo de transferência.

No entanto, e apesar do forte dispositivo de segurança na zona, a operação acabou por decorrer no centro prisional de Elvas.

Recorde-se que o solitário tinha dito recentemente em entrevista que a cadeia de Monsanto é como Guantanamo, contudo, os responsáveis do estabelecimento prisional negaram maus tratos.

Agora, o Solitário, que as autoridades portuguesas entregaram hoje - por um período de dois meses - às congéneres espanholas, passará a noite numa cadeia de Madrid antes de ser transferido para um centro prisional em Saragoça.

Só na quarta-feira Arbe será escoltado para a cadeia de Zuera, em Saragoça, onde na quinta-feira começará a ser ouvido por um juiz de instrução em Tudela, no âmbito do processo em que é acusado da morte de dois agentes da Guarda Civil.

A passagem pela cadeia de Madrid é considerada «normal».

O Solitário é acusado de mais de 30 assaltos e de pelo menos três mortes em Espanha, tendo sido procurado durante mais de 14 anos.

Foi detido pela Polícia Judiciária portuguesa em Julho do ano passado, quando se preparava para assaltar um banco na Figueira da Foz.

Depois de ser ouvido no tribunal espanhol, Arbe terá que voltar a Portugal, num prazo de dois meses, respondendo aos tribunais portugueses pelos crimes de que é acusado, incluindo tentativa de assalto, porte ilegal de armas e matrículas falsas, entre outros crimes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados