Livro erótico proibido já está em Portugal - TVI

Livro erótico proibido já está em Portugal

  • Portugal Diário
  • João Carneiro da Silva
  • 7 fev 2006, 18:13
Gordon - «Um Amor Irresístivel»

Romance polémico, considerado indecente nos anos 60, é publicado esta terça-feira

A Editorial Presença lança esta terça-feira «Um Amor Irresistível - Gordon», um clássico da literatura erótica originalmente considerado indecente, tendo a sua publicação sido proibida em Inglaterra e Alemanha durante os anos 60.

A obra de Edith Templeton, com tradução de Maria do Carmo Figueira, chega agora a Portugal. A história trata da relação entre Gordon, um médico psiquiatra, e Luísa, a sua paciente. Durante as sessões de psicoterapia, Gordon traz à superfície o recalcamento da sua paciente. Abandonada pelo pai quando tinha apenas quatro anos de idade, desenvolveu desde então um fascínio por homens mais velhos.

Com mais vinte anos do que ela, Gordon torna-se alvo do seu amor, iniciando o casal uma proximidade que extravasa a sala do consultório. A dependência emocional entre ambos assume contornos excessivos, conduzindo à destruição interior e psicológica de cada um e, mais tarde, ao suicídio de Gordon.

Trata-se de um livro perturbador pela intensidade com que descreve uma relação viciada e com laivos de loucura entre um psiquiatra e a sua paciente, mas que se trata na sua essência de um romance de amor.

Edith Templeton, nasceu em Praga, no ano de 1916. Frequentou um liceu francês e em 1938 casou com um inglês, passando a residir na Grã-Bretanha. Trabalhou no gabinete do exército americano, em Cheltenham, e no exército britânico, enquanto intérprete. Nos anos 50, escreveu «short-stories», que chegaram a ser publicadas no jornal The New Yorker.

Nas décadas seguintes publicou diversos romances ficando muito popular com um livro de viagens intitulado «The Surprise of Cremona». Em 1956 casou pela segunda vez com um cardiologista famoso, mudando-se para a Índia. Desde então viveu em diversos países europeus, estando actualmente a viver em Bordighera, na costa italiana.

De referir que, aquando da publicação original de «Um Amor Irresistível - Gordon», a autora utilizou um pseudónimo, devido ao conteúdo polémico da obra.
Continue a ler esta notícia