Há perigo de novas derrocadas nos Açores - TVI

Há perigo de novas derrocadas nos Açores

Os terrenos estão muito saturados e a água vai continuar a cair. Sete ilhas estão em aviso vermelho

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta quinta-feira os grupos Central e Oriental dos Açores sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva forte até ao final do dia.

Envie fotos e vídeos do mau tempo para euvi@tvi.pt

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho, que significa «situação meteorológico de risco extremo», atinge os grupos Oriental (Santa Maria e S. Miguel) e Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico) entre as 05:00 e a meia-noite.

O mau tempo provocou já um deslizamento de terras no Faial da Terra, no concelho de Povoação, ilha de S. Miguel, de que resultou dois mortos e um desaparecido.

O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores recomendou «medidas de autoproteção» e «comportamentos adequados» ao mau tempo, na sequência do agravamento das previsões de chuva e vento para as ilhas.

O meteorologista do IPMA Carlos Ramalho disse entretanto à agência Lusa que o mau tempo nos Açores deverá manter-se até sexta-feira e a situação pode «tornar-se perigosa», devido à saturação dos terrenos provocada pela chuva intensa registada desde segunda-feira.

Ainda no que diz respeito a avisos, o IPMA colocou o grupo Ocidental dos Açores (Corvo e Flores) e os distritos da Guarda e Portalegre a amarelo devido à previsão de precipitação e vento forte e à persistência de temperaturas mínimas muito baixas, respetivamente, até ao final da manhã desta quinta-feira.

O aviso amarelo, segundo o IPMA, significa «risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica».
Continue a ler esta notícia