Saiba como escrever no «novo português» - TVI

Saiba como escrever no «novo português»

Novo Dicionário da Língua Portuguesa

«Texto Editores» publica a primeira obra conforme o acordo ortográfico

Relacionados
Não percebe o acordo ortográfico? Então, compre um dicionário. Não, não é provocação, apenas a constatação de que algo mudou nesta sexta-feira, com a publicação do «Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico».

A ocasião é proporcionada pela «Texto Editores», que colocou nas livrarias o volume com 125 mil entradas, locuções, idiotismos e vozes de fraseologia, devidamente inserido na família de Dicionários e Obras de Referência da marca Universal. O preço de venda ao público é de 38,50 euros.

Acordo ortográfico: indispensável ou um erro?

Governo ratifica acordo ortográfico

Paralelamente, a editora do grupo Leya também publicou uma edição mais alargada, com 250 mil entradas. Uma espécie de edição de luxo, em caixa de dois volumes, de 1024 páginas cada um (a edição normal tem 1658 páginas), com um aspecto gráfico mais cuidado e um custo de 139,90 euros. Só mesmo para entusiastas.

Com a colaboração do professor, investigador e linguista João Malaca Casteleiro, estas obras surgem ainda com um guia de interpretação, muito simples, que resume as principais alterações ratificadas pelo Governo português. «Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na gráfica do português» apresenta-se como um pequeno livro de consulta rápida sobre as principais mudanças, com a necessária inclusão de vozes originárias do Brasil e dos países africanos da língua oficial portuguesa, conforme vem inscrito no acordo ortográfico de 1990.

As mudanças são muitas, como já foi explicado noutra ocasiões, mas neste novo dicionário surge, pela primeira vez, a hipótese de tirar dúvidas sobre significados e, principalmente, a sua grafia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados