Portugal e Espanha juntos para estudar malária - TVI

Portugal e Espanha juntos para estudar malária

  • Portugal Diário
  • 15 nov 2007, 10:00

Objectivo da reunião é formar a primeira «Plataforma Ibérica da Malária»

Relacionados
Cerca de 60 cientistas portugueses e espanhóis que trabalham na investigação da Malária reúnem-se esta quinta-feira em Lisboa para criar a primeira plataforma de cooperação ibérica nesta área, disse à Lusa um responsável.

O Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), em Lisboa, acolhe, entre hoje e sexta-feira, uma reunião para formar a primeira «Plataforma Ibérica da Malária».

Inserido nas actividades da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, este encontro reunirá em Lisboa cerca de 60 investigadores e especialistas de Portugal e Espanha, de um total de 34 instituições que trabalham na investigação e desenvolvimento na área desta doença.

«Trata-se de uma plataforma de entendimento a nível regional, na qual temas como a formação e a mobilidade [de investigadores e técnicos] através de uma rede de infra-estruturas e tecnologia de uso comum poderão ser melhor discutidos,» explicou hoje à Lusa .

De acordo com Virgílio do Rosário, antigo coordenador da Unidade de Malária do IHMT, o primeiro objectivo da reunião será «identificar pessoas e instituições e o respectivo trabalho, no sentido de poder caracterizar os diferentes grupos consoante o seu conteúdo».

«Tentaremos também estruturar um calendário de acção para 2008 e temas de trabalho em âmbitos tão distintos como a formação de técnicos, apoio a cursos de formação, mestrados e doutoramentos ou em actividades do tipo «Ciência Viva» para o ensino secundário».
Continue a ler esta notícia

Relacionados