«Milhares de professores» já foram avaliados - TVI

«Milhares de professores» já foram avaliados

Ministra da Educação

Ministra realça que sete por cento foram «classificados com muito bom e excelente

Relacionados
A ministra da Educação escusou-se a comentar a decisão de alguns professores em suspender o processo de avaliação de desempenho, optando por realçar que sete por cento dos docentes já avaliados alcançaram notas de «muito bom» e «excelente».

«É muito importante sublinhar que milhares, milhares, milhares de escolas, a grande, grande maioria está a procurar concretizar o processo de avaliação de desempenho de professores», disse a ministra aos jornalistas após a sessão de abertura da II Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, em Lisboa.

Maria de Lurdes Rodrigues salientou também que «milhares de professores» já foram avaliados no ano lectivo anterior e que sete por cento foram «classificados com muito bom e excelente».

A avaliação de desempenho docente avançou no ano passado para os professores contratados e dos quadros em condições de progredir na carreira, que constituíam, no total, cerca de sete mil.

Aos professores avaliados foi aplicado um regime simplificado acordado entre a tutela e os sindicatos do sector, que previa uma avaliação baseada unicamente em quatro critérios: ficha de auto-avaliação, nível de assiduidade, cumprimento do serviço distribuído e acções de formação.

Estes parâmetros foram aplicados de forma universal em todas as escolas.

Questionada sobre o que vai suceder nas escolas onde os professores decidirem suspender o processo de avaliação de desempenho, a ministra limitou-se a dizer: «quem fica parado, fica parado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados