Exames: negas sem acesso às primeiras vagas - TVI

Exames: negas sem acesso às primeiras vagas

(Arquivo)

Ensino Superior esclarece que «quando um aluno faz um exame na primeira fase de exames e o repete na segunda, não pode usar este na primeira fase de acesso»

Relacionados
Um aluno que reprove na primeira fase de exames nacionais do secundário, que começam terça-feira, não pode utilizar o resultado obtido numa segunda tentativa para concorrer às primeiras vagas de acesso ao Ensino Superior, esclareceu este sábado a tutela, noticia a Lusa.

Num comunicado hoje divulgado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MTES) explicou não haver «qualquer alteração das regras» em relação às condições de acesso ao Ensino Superior, que foram «oportunamente divulgadas quando da inscrição para os exames».

«Quando um estudante faz um exame na primeira fase de exames e o repete na segunda fase, o resultado obtido nesta fase não pode ser utilizado na primeira fase do concurso nacional de acesso», lê-se no documento.

Na nota, o Ministério também sublinha que os exames numa segunda fase «apenas podem ser utilizados na primeira fase do concurso nacional quando o estudante, podendo realizá-los na primeira fase, tenha optado por os fazer» numa segunda volta.

A tutela lembra ainda que a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior já publicou uma deliberação sobre esta matéria a 25 de Agosto de 2006, que se encontra em vigor (Deliberação n.º 1134/2006 [2.ª série], publicada na 2.ª série do Diário da República).

«Foi igualmente neste sentido a informação prestada aos estudantes através do Guia de Exames de 2008 entregue quando da inscrição nestes exames», salienta a nota do MTES.

As primeiras provas do 12º ano, de Português, começam às 09:00 de terça-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados