Sistema educativo está «completamente podre» - TVI

Sistema educativo está «completamente podre»

  • Portugal Diário
  • 6 mar 2008, 18:15

Presidente do Instituto Politécnico de Viseu fez duras críticas ao ensino português

Relacionados
O presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), João Pedro Barros, afirmou esta quinta-feira que o sistema educativo português se encontra «completamente podre» e tem estado a «degradar uma série sucessiva de gerações», noticia a Lusa.

Num encontro de despedida com a comunicação social, João Pedro Barros, que deixará a presidência do IPV após as eleições de próximo dia 11 - considerou que «este sistema educativo não vai longe».

«O sistema educativo em Portugal está mal desde o Veiga Simão (então ministro da Educação Nacional) para a frente. Desde 1973 que se anda a rechapar o sistema educativo», lamentou João Pedro Barros, que ao longo da sua carreira de mais de 40 anos ao serviço da educação passou do ensino primário ao superior.

Professores querem «avaliação formativa e não punitiva»

Menos escolas com pouco alunos

O ainda presidente do IPV lembrou palavras do antigo ministro, para quem bastava «uma criança para justificar uma escola».

«A filosofia agora é que nem 20 chegam para justificar uma escola», criticou, defendendo que o sistema educativo «deve permitir que haja uma evolução ordenada, concatenada, para que as crianças adquiram ao longo da vida as normas, os valores e os princípios que não têm».

Na sua opinião, o «podre» do sistema começa também a chegar ao ensino superior «quando se fala de novas oportunidades e se dão licenciaturas a pessoas que têm a quarta classe».

Assim, «este país não vai longe», considerou João Pedro Barros, que, além da presidência do IPV, foi deputado e governador civil de Viseu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados