Recusaram medicamento a doente com cancro - TVI

Recusaram medicamento a doente com cancro

  • Portugal Diário
  • 14 set 2007, 12:54

Fármaco é caro. Entidade Reguladora da Saúde vai questionar hospital

Relacionados
A Entidade Reguladora da Saúde pretende saber qual o hospital que terá recusado a prescrição de um medicamento inovador a um doente com cancro para abrir um processo de averiguação, disse esta sexta-feira à Agência Lusa fonte oficial daquele organismo.

O jornal Público desta sexta-feira revela que a Ordem dos Médicos recebeu uma queixa de um clínico a quem a comissão de farmácia e terapêutica do seu hospital recusou a prescrição de um medicamento inovador a um doente com cancro.

«Não sabemos de que prestador se trata e não entrou [na Entidade Reguladora de Saúde (ERS)] nenhuma reclamação. A confirmar-se a situação, e depois de sabermos quem é o prestador, abrimos um processo de averiguação e ser virmos que se justifica abrimos depois um processo de inquérito», afirmou à Lusa fonte do gabinete de imprensa da ERS.

O jornal Público sublinha que o fármaco que o médico pretendia prescrever, autorizado e já usado em várias unidades de saúde, foi recusado neste caso mas tinha sido autorizado noutro doente nas mesmas circunstâncias.

Em causa está um antineoplásico indicado no tratamento de doentes com cancro do pulmão, cujo tratamento fica por 1.500 a 3.00 euros por mês.

Até ao momento não foi possível obter um comentário do Ministério da Saúde sobre o assunto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados