«Têm curiosidade por sermos muçulmanas» - TVI

«Têm curiosidade por sermos muçulmanas»

Erasmus - estudantes turcas no Porto

Ayçin e Fisun consideram os portugueses prestáveis, notam que os colegas ficam muito curiosos sobre a cultura turca

As duas amigas mostram-se bastante agradecidas pela hospitalidade das pessoas do Porto, que estão sempre prontas a ajudar. «No primeiro dia de faculdade não sabíamos mexer na máquina do café. O segurança ajudou-nos e explicou-nos como funcionava, sem lhe pedirmos nada», diz Ayçin. Noutra ocasião, «a Ayçin não tinha trocos para carregar o cartão das fotocópias e o segurança emprestou-lhe. Na Turquia isso não acontece», conta Fisun. As duas sublinham que «é bom ver estas coisas».

Geram curiosidade

Apesar de toda a simpatia dos amigos portuenses, Ayçin e Fisun realçam algo estranho nos seus colegas da faculdade. «Toda a gente se interessa por nós e sabem quem nós somos. Falam sobre nós e ninguém fala connosco», conta Ayçin. A verdade é que as duas turcas provocam alguma curiosidade e «muita gente acha que somos muito diferentes», especialmente pelo facto de serem muçulmanas.

«Tentamos mudar a ideia pré-concebida dos muçulmanos», dizem. Quando as pessoas lhes perguntam se na Turquia todas as mulheres têm de usar o lenço na cabeça explicam que «o lenço é uma escolha» de cada uma. «Cada um cumpre as regras da sua religião como quiser», realça Fisun. Em tom de brincadeira, Ayçin diz: «se calhar não somos boas muçulmanas, também bebemos álcool e supostamente não devíamos».

As viagens organizadas pela ESN-Porto e os amigos que as ajudaram são as melhores recordações que vão levar de Portugal. «Temos muita sorte com as actividades que organizam para nós, nunca nos aborrecemos», diz Fisun.

«Antes de vir tínhamos uma ideia pré-concebida da Europa, achávamos que as pessoas não eram simpáticas», confessa Ayçin, agora lamentam só ter vindo para o Porto no segundo semestre e não no início do ano. «Se tiver oportunidade de voltar, venho».

Leia o resto da história
Continue a ler esta notícia