Marcelo: RTP garante que questão do patrocínio está resolvida - TVI

Marcelo: RTP garante que questão do patrocínio está resolvida

Marcelo Rebelo de Sousa

«A partir do momento em que houve uma decisão do regulador, nós [RTP] acatamos essa decisão», disse o presidente

Relacionados
O presidente da RTP garantiu que a questão do patrocínio ao «As Escolhas de Marcelo», que levou o organismo regulador a abrir um processo de contra-ordenação e o comentador a pedir esclarecimentos, já está resolvida.

«A partir do momento em que houve uma decisão do regulador, nós [RTP] acatamos essa decisão», afirmou à margem de uma cerimónia de assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia para produção de 13 documentários.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou terça-feira ter decidido instaurar um processo de contra-ordenação à RTP e à Generis Farmacêutica por inserção de patrocínios no programa «As Escolhas de Marcelo», que considera violar o Código da Publicidade.

A deliberação baseou-se numa apreciação da tipologia do programa, tendo a ERC chegado à conclusão que «As Escolhas de Marcelo», transmitido aos domingos na RTP 1, integra o género comentário político.

Género que se inclui entre os que estão proibidos pelo Código da Publicidade de receber patrocínios.

Reagindo à decisão, o comentador Marcelo Rebelo de Sousa, protagonista do programa em causa, disse à Lusa estar «surpreendido» e «melindrado» por saber que o seu programa na RTP tinha patrocínio e deu razão ao organismo regulador em abrir um processo de contra-ordenação.

«Fico surpreendido e melindrado por não me terem dito nada, acho que ter um patrocinador para o programa pressupõe que eu saiba», afirmou, adiantando pretender «apurar com a direcção de Informação o que se passou».

O que, de acordo com o presidente da RTP, já aconteceu, tendo «a direcção de informação e o professor Marcelo trocado telefonemas e esclarecido a questão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados