Falta de auxiliares para alunos deficientes - TVI

Falta de auxiliares para alunos deficientes

  • Portugal Diário
  • 7 nov 2007, 20:40

Viseu: denuncia do Sindicato dos Professores da Região Centro

Relacionados
O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) denunciou hoje «situações preocupantes» de dez agrupamentos e uma escola do distrito de Viseu que têm falta de pessoal para acompanhar alunos com deficiência e fazer as limpezas, noticia a Lusa.

«A falta de pessoal não atinge apenas o agrupamento de Escolas Infante D. Henrique», garante o SPRC em comunicado, aludindo ao caso dos seis alunos com necessidades educativas especiais de três escolas deste agrupamento de Viseu aos quais, segundo disse segunda-feira a directora Regional de Educação do Centro, já está assegurado o acompanhamento, através da conjugação das horas das tarefeiras com a rentabilização do pessoal auxiliar.

Apoiando-se «num levantamento não exaustivo» que fez no distrito de Viseu, o SPRC refere ter detectado «outras situações preocupantes» na Escola Básica 1 do Touro (Vila Nova de Paiva) e nos agrupamentos de Cinfães, Sátão, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul, Castro Daire, Canas de Senhorim (Nelas), Penalva do Castelo, Ferreira d'Aves (Sátão), Lageosa do Dão (Tondela) e Vouzela.

«O problema é de fundo e tem a ver com cortes globais nas horas para acompanhamento de alunos com deficiências e serviços de limpeza. No distrito de Viseu, atingem o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique mas, também, muitas outras escolas e agrupamentos», critica a estrutura sindical.

Ministério responsabilizado

Neste âmbito, responsabiliza o Ministério da Educação «pela grave situação criada às escolas, ao enveredar por uma política de cortes sistemáticos nos recursos (docentes, não docentes, técnicos, financeiros, etc.), cuja resolução carece de medidas de fundo de investimento na qualidade da escola pública para que ela possa acolher, com condições educativas adequadas, todos os alunos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados