Publicidade para extraterrestres - TVI

Publicidade para extraterrestres

  • Portugal Diário
  • 10 mar 2008, 18:45

Anúncio de aperitivos de milho só pode ser visto por quem estiver a 42 anos-luz da Terra

Relacionados
Se quem pensava que os limites da criatividade publicitária ficavam pela criação de personagens, slogans e, até mesmo, de novos suportes de divulgação, enganou-se: em Junho, é lançado o primeiro anúncio no Espaço.

No próximo dia 12 de Junho, uma marca de aperitivos, detida por uma multinacional, vai fazer história ao transmitir o primeiro anúncio dirigido a possíveis consumidores no sistema solar, que está a 42 anos-luz de distância.

Asteróide passou perto da Terra

Lua nasceu 62 milhões de anos após sistema solar

Apesar da mensagem ser lançada este ano, os «novos» consumidores só poderão ver e ouvir o anúncio publicitário em 2050.

A reconhecida marca de aperitivos de milho, cujo nome não foi divulgado, está a desenvolver este projecto em parceria com cientistas espaciais da Universidade de Leicester (Inglaterra), de forma a transmitir o anúncio publicitário através de um radar de ultra-frequências de 500 megahertz com destino à estrela 47 da constelação da Ursa Maior.

O anúncio publicitário, segundo informações da universidade inglesa, será emitido com uma potência de 100 watts desde o Centro Espacial de Svalbard, no Ártico, situado entre a Noruega e o Pólo Norte.

Em comunicado, o cientista Darren Wright, do departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, admitiu que «a ideia de transmitir um anúncio no espaço pode ser um motivo de controvérsia, mas não deixa de ter interesse científico».

«Pode ser um teste para futuras comunicações de longo alcance e dá-nos a oportunidade de dizer ao universo que estamos aqui», afirmou o mesmo investigador, referindo-se, aparentemente, à espécie humana e não aos aperitivos de milho.

O professor reconheceu ainda que a ligação a este projecto da marca patrocinadora, detida pela divisão de alimentos de uma das multinacionais mais reconhecidas do sector dos refrigerantes, não aconteceu por acaso.

«Os projectos desta natureza estão ameaçados de morte, depois dos cortes profundos feitos recentemente pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia», justificou.

Por decidir está ainda o conteúdo do anúncio, tendo a marca lançado um concurso na Internet para os consumidores terrestres criarem a mensagem que irá viajar pelas estrelas e captar a atenção dos «outros» consumidores.

Esta não é a primeira vez que uma mensagem da Terra é transmitida para o Espaço.

A nave espacial Voyager I, lançada em 1977, transportou um disco de cobre com mensagens de saudação, gravadas em várias línguas, e com mais de uma centena de fotografias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados