Musical sobre terrorismo causa polémica - TVI

Musical sobre terrorismo causa polémica

  • Portugal Diário
  • 2 ago 2007, 18:09
O Rei Leão - Musical

«Jihad, o musical» estreia sexta-feira na Escócia e já recebeu várias reclamações

Relacionados
Ainda não estreou e já está a gerar polémica. «Jihad o musical», sobe ao palco na sexta-feira, em Edimburgo, na Escócia, e pretende retratar «o absurdo do mundo do terrorismo internacional», refere o produtor do espectáculo, James Lawler.

A companhia de Silk Circle Productions já recebeu várias reclamações do público por considerar o tema inapropriado, escreve o El País.

O musical retrata a história de um camponês afegão que tem de escolher entre seguir um bom caminho ou passar-se para o lado dos terroristas e atingir a fama. «Quero abrir o meu caminho à fama com uma bomba. Sei que há gente que me pode detestar, mas não me ignorarão quando a CIA me puser um preço». A frase é cantada por um terrorista e serve para motivar o camponês a seguir este caminho.

A obra da organização de Nova Iorque apela à ironia e ao sarcasmo. «Jihad, o musical, aborda o tema do terrorismo de uma forma descontraída e humorística», acrescentou o produtor.

Antes mesmo da estreia, as reclamações já são muitas, especialmente contra o facto de esta se realizar na Escócia, cenário onde há um mês houve um atentado falhado no aeroporto de Glasgow e num país que ainda enfrenta ameaças de terrorismo. Alguns pedidos já chegaram a Gordon Brow para que «condene este retrato de mau gosto do terrorismo e das suas vítimas».

Em resposta à petição, Lawler defende que o musical não tem intenção de ofender ninguém. Pretende ser uma comédia musical ao nível da tradição britânica de não se render às ameaças.
Continue a ler esta notícia

Relacionados