Não tenha medo: venha de espírito aberto - TVI

Não tenha medo: venha de espírito aberto

Feira Esotérica e o Bio Alternativa de Oeiras

Levante o pano e faça perguntas sobre tudo. No «Halloween» beba de um caldeirão poderoso

Relacionados
Apesar da «dificuldade económica mundial», a Feira Esotérica e Bio Alternativa de Oeiras não se pode queixar. Terá mais de 10 mil visitantes a percorrerem os corredores, até ao próximo dia 4 de Novembro, por entre búzios, tarots, velas, cristais e ervas que fazem milagres. O casal Sô Filipe de Obaluaiê e Isa de Yansã, dois praticantes da religião de Umbanda, são a cara desta feira, que demora quatro meses a preparar. E nessa elaboração, uma parte importante é a triagem dos colaboradores que montam banca neste espaço da Fundição de Oeiras.

E a triagem é especial: se está a pensar numa entrevista com o curriculum vitae em anexo, desengane-se. O salvo-conduto para participar na feira é espiritual. «Temos muitas formas de saber se pessoa A ou B é uma pessoa de bem», explica Sô Filipe ao PortugalDiário.

Mundo esotérico em pé de guerra

Mas nem tudo é um mar de rosas no mundo esotérico e português: pelo contrário; o meio está em pé de guerra e tudo porque um mestre nesta área publica uma revista mensal, na qual dedica algumas páginas aos seus concorrentes neste mundo espiritual: há acusações mútuas de fraude e burla e uma rápida pesquisa na Internet prova que os cibernautas trocam experiências e mensagens sobre serviços pagos a peso de ouro que, afinal, não tiveram resultados.

O que pode encontrar

Guerras à parte, o ambiente que se vive na Fundição de Oeiras respira calma. Explicam que «são as boas energias» dos mestres de reiki, búzios, tarot, cristaloterapia, foto da aura, ioga, numerologia, electrobiografia, palestras sobre magia celta e muita música. Os Índios do Equador fazem as delícias dos visitantes que assistem ainda a shows de dança do ventre e capoeira.

Queimadas das bruxas à moda galega

Mas o ambiente calmo mistura-se ainda com o cheiro a incenso que, na noite de quarta para quinta-feira, vai rivalizar com a queimada das bruxas à moda galega, numa comemoração do dia de Halloween bem a preceito. É uma iniciativa inédita em Portugal que promete alegrar os participantes. «Os ingredientes da mistura que irá ferver num caldeirão são secretos», mas Sô Filipe revela que tem bagaço. O público poderá beber do néctar e até deixar os filhos a brincar num parque infantil, enquanto se «encontram» entre pedras, mezinhas, velas e cartas que predizem o futuro. Mas há também quem ofereça protecção para o mau-olhado, paz interior ou sucesso profissional.

Claro que os visitantes, sobretudo mulheres, dizem ao PortugalDiário alguns tarólogos, procuram sobretudo saber como estará o seu futuro amoroso. E ninguém dá notícias trágicas sem preparar com cuidado o visitante, explica Isa de Yansã.

Oeiras poderá tornar-se numa espécie de capital do esoterismo e da espiritualidade e é neste terceiro evento que o passe de mágica parece ganhar força. Na feira é ainda possível encontrar orientação, descobrir o que está para além das cortinas coloridas das barraquinhas onde se atendem os curiosos ou conhecer métodos com milhares de anos.

Na feira Esotérica e Bio Alternativa de Oeiras não tenha medo, tenha o espírito aberto, pede Sô Filipe que espera que em Portugal se encontre a democraticidade das religiões que o Brasil já alcançou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados