Exames de Português: quem fez na segunda fase foi «beneficiado» - TVI

Exames de Português: quem fez na segunda fase foi «beneficiado»

Repetir os exames nacionais pode ser a solução para muitos alunos

Veja o enunciado, os critérios de classificação e as críticas dos professores

Relacionados
Os alunos sentiram e os professores confirmam: o exame do 12º ano de Português da 2ª fase, realizado esta segunda-feira, foi mais acessível do que o da 1ª fase. Em comunicado, a Associação de Professores de Português «lamenta a discrepância entre esta prova e a realizada na 1ª fase, beneficiando os alunos que optaram pela 2ª fase».

«Pensamos que os critérios de elaboração das provas devem ser equivalentes, sem privilegiar uma das fases, ao contrário daquilo que agora acontece», adianta o comunicado.

A associação teceu duras críticas ao primeiro exame, acentuadas no momento em que as notas foram divulgadas. «Os maus resultados não surpreenderam porque a prova apresentava toda uma série de questões mal formuladas que levaram os alunos à confusão. Esta quebra não se deve a falta do bom ensino de Português ou falta de preparação, mas sim exclusivamente à prova que os alunos tiveram à frente», afirmou nessa altura à agência Lusa a vice-presidente da Associação de Professores de Português (APP), Edviges Antunes Ferreira.

A média de notas no exame de Português do 12º deste ano ficou abaixo dos 10 valores (numa escala até 20) pela primeira vez em três anos, situando-se nos 9,7 valores face aos 10,8 de 2007.

Veja o enunciado e os critérios de classificação do Ministério da Educação para o exame da 2ª fase.
Continue a ler esta notícia

Relacionados