MAI: modificações em armas sem custos - TVI

MAI: modificações em armas sem custos

  • Portugal Diário
  • 7 fev 2008, 17:01

Novas armas da PSP e GNR chegaram com patilha de segurança do lado errado

Relacionados
As modificações às 9.750 pistolas Glock que têm as patilhas de segurança do lado direito vão ser feitas em Portugal, disse hoje à Agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI). A mesma fonte garantiu que até ao final deste mês as 9.750 pistolas Glock estão aptas para serem entregues à PSP e à GNR, recebendo cada uma das forças de segurança 4.875.

O Correio da Manhã noticia hoje que a primeira tranche das cerca de 50 mil pistolas previstas no contrato de reequipamento da PSP e da GNR tinham a patilha de segurança colocada no lado direito da arma, tornando-a «ideal para atiradores canhotos».

Armas de guerra num país em paz

Sexagenário tinha «arsenal»de armas em casa

Apesar de terem sido entregues dentro dos prazos (Novembro do ano passado), as 9.750 Glock «estão inoperacionais, trancadas num armazém», adianta o jornal. A fonte do MAI sublinhou que a Glock (empresa austríaca de armamento) vai fornecer e instalar as patilhas de segurança no lado esquerdo das novas pistolas, mas as alterações vão ser feitas em Portugal.

Segundo a fonte governamental, não se trata de «um defeito», tendo em conta que uma das exigências do contrato era uma patilha de segurança. «Quando as novas armas chegaram e foram testadas pelas forças de segurança, concluíram que as patilhas deveriam ser colocadas de outra forma», acrescentou.

As alterações não terão quaisquer custos adicionais para o Governo, garante o MAI. Em Outubro passado, o ministro da Administração da Interna, Rui Pereira, referiu que o Governo vai investir nas pistolas entre cerca de 13 milhões de euros e quase 15,5 milhões, já que cada unidade custará 308 euros, já com IVA incluído à taxa de 21 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados