Estado já poupou 150 milhões em medicamentos este ano - TVI

Estado já poupou 150 milhões em medicamentos este ano

Medicamentos (arquivo)

Despesas do Estado com medicamentos nas farmácias desceram mais de 20 por cento, revelou o Ministério da Saúde

As despesas do Estado com medicamentos nas farmácias desceram mais de 20 por cento nos primeiros cinco meses deste ano, o que representa uma poupança de cerca de 150 milhões de euros em relação ao ano passado. Os dados foram avançados pelo Ministério da Saúde e são citados pela Lusa.

O secretário de Estado da Saúde demissionário, Óscar Gaspar, revelou que, em termos comparáveis, esta redução de Janeiro a Maio é superior a 170 milhões de euros, uma vez que este ano o Ministério está a assumir as despesas com a ADSE, o que não acontecia em 2010. Estes dados foram revelados por Óscar Gaspar aos jornalistas no final de uma «visita de cortesia» à associação da indústria farmacêutica (Apifarma).

O governante demissionário acredita que estes números e o protocolo assinado com a Apifarma no início deste ano fazem com que não venha a ser necessário tomar medidas adicionais para reduzir a despesa com medicamentos.

Em Março, o Governo decidiu suspender por dois anos a revisão dos preços dos medicamentos, medida através da qual espera que o Estado poupe já este ano mais 100 milhões de euros.

Agora, o Executivo em fim de mandato vem reafirmar junto da indústria que, mesmo com as medidas da troika, o acordo com a indústria se mantém e será suficiente para a redução da despesa.

Aliás, em declarações aos jornalistas, Óscar Gaspar assumiu as razões da visita: «Entendi que, numa fase em que já passou algum ruído sobre o que está no documento da troika, valia a pena falarmos sobre os pressupostos e sobre as perspetivas».
Continue a ler esta notícia