Incêndios circunscritos - TVI

Incêndios circunscritos

  • Portugal Diário
  • 7 nov 2007, 18:59

Os seis fogos que consumiam mato e floresta no Norte do País estavam circunscritos cerca das 17:00

Relacionados
Os seis incêndios que consumiam esta tarde mato e floresta no Norte do País estavam todos dados como circunscritos cerca das 17:00, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), escreve a Lusa.

O fogo que resistia há mais tempo lavra em Campanho, Mondim de Basto, distrito de Vila Real, desde a meia-noite passada e levou à mobilização de um avião espanhol no seu combate, onde chegaram a estar envolvidos quase 250 bombeiros, auxiliados por 80 viaturas e dois helicópteros ligeiros.

Outro incêndio que deflagrara terça-feira, ainda antes do anterior, cerca das 22:19, em Loivos do Monte, Baião, distrito do Porto, foi também dado como controlado quase 20 horas depois. Cerca de 60 bombeiros, com recurso a 16 viaturas, asseguraram o combate às chamas.

Em Couto, Vouzela, o fogo que começara às 07:35 de hoje foi dado como circunscrito também ao final da tarde, após ter chegado a mobilizar 124 bombeiros com 34 viaturas.

Os restantes três incêndios, de menores dimensões e todos no Norte do pa+ís, entraram entretanto em fase de rescaldo, altura em que ficam sob vigilãncia dos bombeiros para evitar reacendimentos.

Os primeiros dias de Novembro, por estarem a ser anormalmente secos e com temperaturas altas para a época, que chegam a ultrapassar os 25 graus, têm batido os recordes de número de incêndios, onde se contabilizam também os fogachos (que queimam menos de um hectar), a que os especialistas designam como ignições.

Comparativamente a 2006, só nos primeiros seis dias deste mês de Novembro a ANPC registou 1.647 incêndios, 24 vezes mais do que em todo o mês homólogo do ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados