Militares: chefe de Estado-Maior admite problemas - TVI

Militares: chefe de Estado-Maior admite problemas

Militares: Valença Pinto já tomou posse

Mas Valença Pinto alega que são situações antigas e que têm de ser compreendidas no quadro geral de dificuldades

Relacionados
O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) admitiu esta sexta-feira que existem problemas nas Forças Armadas, mas alegou que são situações antigas e que têm de ser compreendidas no quadro geral de dificuldades do país, escreve a Lusa.

«Tenho necessariamente de reconhecer que há, como certamente em todas as diferentes instâncias do país, problemas e dificuldades e coisas que têm de ser resolvidas», afirmou o general Valença Pinto, à margem da rendição do Comandante Operacional dos Açores.

O antigo Chefe de Estado-Maior do Exército general Loureiro dos Santos alertou quinta-feira para situações de «injustiça» e considerou que esta conjuntura pode levar a atitudes mais «irreflectidas» por parte de militares mais jovens, apelando à «responsabilidade primária» do primeiro-ministro para resolver os problemas e reivindicações feitas pelas associações militares ao longo dos últimos anos.

Hoje nos Açores, o CEMGFA adiantou que em causa estão situações de «há dez anos e que não vêm do passado mais recente» e que as chefias militares, como «única entidade autorizada e institucionalmente responsável no quadro do Estado», estão a analisar com o poder político.

«Algumas coisas têm vindo a ser resolvidas e minoradas, outras estão a ser trabalhadas e outras estão, necessariamente, ainda pendentes», salientou o general Valença Pinto. «Não há que lutar por privilégios, há, apenas e só, que reconhecer que algumas coisas têm de ser corrigidas e que algumas singularidades que decorrem da condição militar têm de ser atendidas», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados