Tabaco: fármaco reduz vício em 50 por cento - TVI

Tabaco: fármaco reduz vício em 50 por cento

  • Portugal Diário
  • 16 nov 2007, 11:33

Medicamento é de prescrição médica. Obrigatório recurso a médico de família

Relacionados
Um novo medicamento disponível no mercado português desde Março deste ano, mas de prescrição médica obrigatória, aumenta para cerca de 50 por cento a taxa de sucesso dos candidatos a deixar de fumar, afirmou o pneumologista Agostinho Marques, noticia a Lusa.

A propósito do Dia do Não Fumador, que se assinala sábado, Agostinho Marques, director da Faculdade de Medicina do Porto, disse que a taxa de sucesso da terapêutica convencional utilizada nas consultas de cessação tabágica rondava «os 20 e pouco por cento», mas com o novo medicamento, de acordo com estudos internacionais, essa taxa aumenta para cerca de 50 por cento.

Esta nova terapêutica ajuda, segundo o especialista, a eliminar os efeitos da privação do tabaco, como a irritabilidade, a ansiedade, o desejo compulsivo de fumar, os distúrbios do sono e o aumento do apetite e do peso.

Isso mesmo foi confirmado por Armando Jorge da Silva, de 50 anos, fumador desde os treze. «Deixei de fumar muito facilmente, sem stress e sem subir pelas paredes», frisou.

A duração média do tratamento é de cerca de três meses, mas Armando da Silva deixou a medicação «ao fim de 56 dias». «Não senti necessidade nenhuma de continuar a medicação, apesar de ter consciência de que a guerra ainda não está ganha e que o processo ainda está em curso», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados