ASAE encontra óleo contaminado em Portugal - TVI

ASAE encontra óleo contaminado em Portugal

ASAE

Produto com girassol proveniente da Ucrânia gerou alerta na União Europeia

Relacionados
[ACTUALIZADO ÀS 13H30]

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) confirmou a entrada em Portugal de óleo de girassol ucraniano, potencialmente contaminado com óleo mineral, e aconselhou os consumidores a evitar o consumo deste produto, informa a agência Lusa

Uma pequena parte deste produto terá entrado no circuito comercial português através da aquisição directa no mercado espanhol.

A ASAE recomenda, por isso, que se evite o consumo de óleo de girassol, por não conseguir identificar a totalidade das marcas e lotes nacionais que podem conter contaminações.

«No caso de já terem consumido o produto, informa-se que o mesmo não representa qualquer risco acrescido para a sua segurança e saúde, face ao baixo nível de contaminação até agora conhecido», acrescenta a mesma entidade.

Uma parte significativa das quantidades conhecidas de produto entrado no circuito comercial em Portugal já se encontra bloqueada e suspensa a sua venda, não estando disponível na cadeia alimentar.

A ASAE vai recolher também amostras representativas de óleos comercializados em Portugal, para posterior análise no seu Laboratório de Segurança Alimentar.

O Ministério da Saúde espanhol recomendou sexta-feira que se evite o consumo de óleo de girassol, dado que é impossível garantir que o produto não chegou aos consumidores, até se reunirem todas as informações disponíveis sobre as empresas de distribuição.

Os supermercados chegaram mesmo a esvaziar as prateleiras, retirando por completo este tipo de óleo, após o aviso sério feito pelo governo francês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados