Estudo: obesidade não tem de ser sinónimo de doença - TVI

Estudo: obesidade não tem de ser sinónimo de doença

Obesidade (arquivo)

Investigadores estudaram seis mil norte-americanos obesos durante 16 anos

Relacionados
As pessoas com excesso de peso que levam uma vida saudável podem viver tanto como as magras e estão até menos propensas a desenvolver problemas cardiovasculares, segundo um estudo da Universidade de York, Canadá citado pela Lusa.

Os investigadores estudaram seis mil americanos obesos durante 16 anos e compararam o seu risco de mortalidade com o de pessoas magras.

«Os nossos resultados questionam a ideia de que todos os obesos necessitam de perder peso», afirmou Jennifer Kuk, professora na escola de York de Cinesiologia e Ciência da Saúde, coordenadora do estudo publicado na revista «Fisiologia, Nutrição e Metabolismo».

Segundo Kuk, tentar perder peso e fracassar pode ser pior para a saúde do que manter peso elevado e levar um estilo de vida saudável que inclua alguma actividade física e uma dieta equilibrada com muita fruta e verdura.

O estudo revelou que as pessoas obesas com poucos ou nenhum problema físico ou psicológico e que entram na idade adulta já com esse peso a mais tentam menos vezes fazer uma dieta durante a sua vida e têm mais facilidade em ser fisicamente activas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados