Hollywood: portugueses solidarizam-se com greve - TVI

Hollywood: portugueses solidarizam-se com greve

  • Portugal Diário
  • 26 nov 2007, 18:43

Associação Portuguesa de Argumentistas apela à paralisação de um hora

Relacionados
A Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD) associa-se quarta-feira à greve dos guionistas norte-americanos com um apelo à paralisação de uma hora, em solidariedade com aqueles trabalhadores, noticia a Lusa.

A associação, que conta com 200 a 300 argumentistas entre os seus associados, propõe que os guionistas portugueses interrompam o seu trabalho na quarta-feira durante uma hora, em solidariedade com a greve dos argumentistas norte-americanos, que dura desde o dia 05.

«Esta greve nos Estados Unidos é importante porque pode abrir caminho para que daqui a algum tempo nós também possamos lutar pelos mesmos direitos», afirmou à agência Lusa o presidente da direcção da APAD, o argumentista João Nunes, das Produções Fictícias.

Os argumentistas de televisão e cinema de Hollywood exigem uma parte dos lucros dos produtores sobre a exibição de filmes e séries de televisão que têm a sua assinatura e a distribuição em DVD pela Internet.

EUA: paralisação já levou ao adiamento da rodagem de filmes e séries

A paralisação, por tempo indeterminado, já levou ao adiamento da rodagem de filmes e de séries televisivas.

Em Portugal, João Nunes afirma que existe «um grupo muito restrito de argumentistas que trabalham em exclusivo para a escrita de argumentos de televisão», mas recebem menos dinheiro do que há alguns anos.

«Os canais estão a pagar menos e o valor dos guiões é um pouco menor do que era aqui há alguns anos», referiu o argumentista, recordando que a maioria dos profissionais trabalha no regime de recibo verde.

No caso português, «o normal» é os guionistas não receberem qualquer lucro da exibição dos programas para os quais escrevem.

Sobre uma acção de protesto semelhante em Portugal, João Nunes refere que «não há solidariedade suficiente para fazer uma greve, porque só tem sentido se for de longo curso».

«Não estamos ainda em condições de conseguir enquanto não fizermos parte de um movimento de protesto mais amplo ao nível europeu», disse o responsável.

A APAD faz parte do organismo internacional de argumentistas, que escolheu o dia 28 para se solidarizar com o protesto dos guionistas norte-americanos.

Na pausa proposta, entre as 12:00 e as 13:00 de quarta-feira, a APAD sugere que os argumentistas deixem mensagens de solidariedade com os profissionais de Hollywood através da Internet.
Continue a ler esta notícia

Relacionados