Crianças em fuga nas ruas de Lisboa - TVI

Crianças em fuga nas ruas de Lisboa

Criança

Instituto de Apoio à Criança detectou, em 2008, 37 crianças e jovens

Relacionados
O Instituto de Apoio à Criança (IAC) detectou, em 2008, 37 crianças em fuga nas ruas de Lisboa, tendo sido apenas sete encaminhadas para instituições, segundo dados avançados pela Lusa, esta segunda-feira, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

A equipa de rua do IAC detectou em duas das seis zonas de Lisboa, o maior número de menores. Uma das zonas começa no Largo dos Restauradores e passa pelo Largo São Domingos, Martim Moniz, Almirante Reis, Mouraria e Alfama e a outra vai desde a Praça do Chile, Guerra Junqueiro, Praça de Londres, Avenida de Roma e Campo Grande.

Esta equipa pertence ao Projecto Rua - Núcleo de Intervenção em Contexto Fuga (NICF) na cidade de Lisboa e cabe-lhe fazer «giros de diagnóstico» para avaliar e sinalizar situações de emergência de crianças e jovens em fuga, assim como procurar respostas para estes casos.

Ao longo dos trabalhos foram encontrados 23 rapazes e 13 raparigas, prevalecendo as faixas etárias dos 11 aos 13 e dos 17 aos 18 anos. Foi ainda encontrado um bebé.

Destacam-se ainda 17 situações de mendicidade, dez de prostituição, cinco de trabalho infantil, um sem-abrigo, um a «preparar esquemas» e cinco noutras situações de risco.

Actualmente, a equipa está a acompanhar um dos casos, seis foram encaminhados para instituições, um está a ser acompanhado por outra instituição, quatro deles não foi possível acompanhar e 25 estão a ser procurados semanalmente durante os giros.

Além dos giros diurnos e nocturnos, em seis zonas pré-definidas da cidade, a equipa trabalha em cooperação com a Linha SOS Criança Desaparecida (116 000), recebendo denúncias de crianças que se encontrem desaparecidas no distrito de Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados