Imigração: ministro sueco quer aprender com Portugal - TVI

Imigração: ministro sueco quer aprender com Portugal

Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência - Foto Lusa

Tobias Billstrom acompanhou visita da rainha da Suécia ao CNAI

Relacionados
Uma vontade de repensar a política de imigração e de aprender com o exemplo português foi o que o ministro da Migração sueco, Tobias Billstrom, levou hoje de uma visita ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), noticia a Lusa.

«A razão que nos traz aqui é sabermos que Portugal é um país muito bom no que diz respeito à integração de imigrantes e é sempre bom ter bons exemplos para levar no regresso à Suécia», disse o ministro sueco durante a visita da comitiva da rainha Sílvia da Suécia ao CNAI.

A propósito daquilo que viu no decorrer da visita, Tobias Billstrom disse não existir nenhum centro do género na Suécia e referiu que o sistema de balcões de atendimento centralizado do CNAI deveria levar os responsáveis pelas políticas de imigração no seu país a «sentar e repensar as coisas».

Alta-comissária contra expulsão de ilegais facilitada

Ministro nega discriminação

Tobias Billstrom realçou ainda a relação de cooperação existente entre Portugal e a Suécia no que diz respeito às políticas de imigração e integração e acrescentou que a visita de desta terça-feira «serviu para estabelecer novos laços» e forneceu «bons exemplos para seguir».

Também o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, anfitrião da comitiva sueca, enfatizou a importância de aprender com experiências partilhadas.

«Penso que também temos a aprender com a Suécia, tal como temos coisas a ensinar, particularmente nas políticas de asilo e apoio aos refugiados, onde a Suécia é muito activa e presente e onde se pede cada vez mais generosidade por parte das sociedades de acolhimento», declarou o ministro.

Silva Pereira não deixou de destacar a importância do CNAI e do trabalho feito pelo centro que «este centro de atendimento dos imigrantes é uma boa prática apontada em todos os relatórios internacionais e uma experiência inovadora que está cada vez mais a ser seguida noutros países».

A visita da rainha Sílvia ao CNAI acontece no segundo dia de visita oficial dos reis da Suécia a Portugal.

HB
Continue a ler esta notícia

Relacionados