Fogos: 2007 com recorde histórico - TVI

Fogos: 2007 com recorde histórico

  • Portugal Diário
  • 25 ago 2007, 15:35

É o ano deste século em que há menos área devastada pelas chamas

Relacionados
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas congratulou-se hoje com os dados relativos à área ardida, considerando 2007 como o ano deste século em que até agora há menos área devastada pelo fogo.



«O balanço é muito positivo e o facto de, durante este século, este ser o ano com menos área ardida no país é um bom sinal de que as coisas estão no bom caminho», afirmou Rui Nobre Gonçalves.



De visita à Fatacil, maior feira dedicada à agro-pecuária realizada a Sul do Tejo, este ano sob o tema «Da serra ao mar - produtos de qualidade», o governante reuniu com produtores e expositores do sector num almoço de confraternização.



Salientando as condições meteorológicas favoráveis à eclosão de incêndios que este Verão têm atingido o país, Rui Gonçalves elogiou a estratégia de combate aos fogos, que têm sido «atacados de forma forte e coordenada».



«Incêndios com mais de 24 horas, que são os piores, não tem havido», observou, congratulando-se ainda com o facto do Algarve ter estado «protegido» dos fogos florestais que em 2003 e 2005 fustigaram a região.



No almoço que teve com produtores na Fatacil, Rui Nobre Gonçalves, debateu sobretudo temas relacionados com o novo Plano de Desenvolvimento Rural, actualmente em discussão na Comissão Europeia.



Segundo o secretário de Estado, uma das novidades contidas no plano é o facto de prever dar apoio não só aos agricultores e produtores mas também aos consumidores, através da divulgação e promoção dos produtos.



O Algarve, uma das cinco áreas prioritárias contempladas no plano, é segundo Rui Gonçalves, uma região repleta de produtos que são mais valias nacionais, como os citrinos, mel, alfarroba e aguardente de medronho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados