Há poucos bombeiros para tantos fogos - TVI

Há poucos bombeiros para tantos fogos

Quem alerta é o presidente da Liga dos Bombeiros portugueses, que sublinha ainda o perigo que é a falta de limpeza das florestas

Relacionados
Em resposta às críticas de que têm sido alvo, o presidente da Liga dos Bombeiros portugueses, Duarte Caldeira, admite que há poucos homens para tantos incêndios. Em entrevista à TVI, Duarte Caldeira, sublinha que os últimos três anos, «atípicos» do ponto de vista dos fogos, criaram expectativas que não correspondiam à realidade.

Mas o responsável da Liga dos Bombeiros diz que a situação difícil que se vive agora era previsível. «Os incêndios florestais são uma consequência, não são uma causa. E todos os factores potenciadores dos incêndios florestais com a gravidade que temos tido, quando se reúnem, reflectem a situação que temos vivido», alerta, referindo-se nomeadamente à falta de limpeza das matas.

«Os últimos três anos teriam sido uma excelente oportunidade para inverter a situação. Não devíamos ter criado as expectativas que se criaram. Houve um conjunto de resultados que se geraram, mas eles são manifestamente insuficientes, face ao estado de degradação e abandono que os espaços florestais no nosso país atingiram», diz Duarte Caldeira.

De acordo com dados avançados este domingo pela Protecção Civil, os fogos, só este ano que ainda vai a meio, já queimaram tanto como nos últimos três anos todos juntos.

Enquanto Arcos de Valdevez arde, PJ apanha incendiário

Incendiário fica em prisão preventiva

Bombeiro continua em estado «muito grave»
Continue a ler esta notícia

Relacionados