Portugueses compram medicamentos ilegais na net - TVI

Portugueses compram medicamentos ilegais na net

medicamentos

Para oncologia, cardiologia e doenças do sistema nervoso central. Um «risco», alerta Infarmed

Relacionados
Os portugueses estão a comprar ilegalmente através da Internet medicamentos para a oncologia, cardiologia e doenças do sistema nervoso central, o que é «um risco», pois estes fármacos podem ser contrafeitos, alertou o presidente da autoridade nacional do sector.

Segundo noticia a Lusa, o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Vasco Maria, lançou hoje o alerta durante um encontro com a comunicação social para a apresentação dos mecanismos de dispensa de medicamentos pela Internet, que arranca em breve.

O responsável alertou para os riscos da "utilização indevida de alguns sítios na Internet que são ilegais e que possibilitam a aquisição de medicamentos não legais".

Entre os vários riscos que os consumidores de medicamentos adquiridos ilegalmente pela Internet correm consta a ausência de substância activa ou a sua presença numa quantidade não adequada e ainda a possibilidade de os fármacos estarem toxicamente contaminados.

Os portugueses já descobriram esta possibilidade há algum tempo, tendo o Infarmed conhecimento de que, inicialmente, eram os medicamentos contra a obesidade e a disfunção eréctil os mais comprados por esta via. Contudo, a autoridade nacional do medicamento identificou «um desvio claro» para outras áreas, como a oncologia, cardiologia e as doenças do sistema nervoso central.

Esta aquisição ilegal de medicamentos para áreas tão complexas como estas tem já um «impacto muito significativo», disse Vasco Maria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados