Mau tempo: alerta devido a chuva e vento forte - TVI

Mau tempo: alerta devido a chuva e vento forte

Mau tempo em Vila Nova de Gaia- ESTELA SILVA / LUSA

Estado do tempo vai alterar-se. Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu sob aviso

Relacionados
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou o «alerta amarelo» para os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, devido à previsão de mau tempo para sexta-feira e sábado, escreve a Lusa.

O «alerta amarelo» - o terceiro grau numa escala de quatro - é para vigorar entre as 06h00 de sexta-feira e as 20h00 de sábado.

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), o estado do tempo para sexta feira e sábado irá «alterar-se devido à passagem de duas frentes sobre o território continental, sendo expectável a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada, principalmente entre a madrugada de sexta-feira e o final do dia de sábado».

O mau tempo vai afectar em especial as regiões do Norte e Centro e com maior incidência no litoral, de acordo com o IM, sendo ainda de esperar uma «intensificação do vento nas regiões do litoral e nas terras altas, com a possibilidade de ocorrência de rajadas máximas na ordem dos 120 km/hora».

Esta situação - adianta o IM - poderá provocar uma descida da temperatura, podendo ainda assistir-se à ocorrência de precipitação em forma de neve em regiões acima dos 1400 metros na madrugada e início da manhã de sábado.

Face a estas previsões, a ANPC recomenda à população a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados, a limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respetivos sistemas de escoamento, especial cuidado com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.

A ANPC pede ainda cuidados redobrados na condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais sólidos para a via e a adequada fixação de estruturas soltas, nomadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados