Ensino português na média da OCDE - TVI

Ensino português na média da OCDE

  • Portugal Diário
  • || AAS
  • 27 mar 2008, 18:24
Estudantes

Primeiras conclusões de estudo sobre o insucesso escolar no ensino superior

Relacionados
A eficácia do sistema de ensino português está na média da taxa da OCDE, disse esta quinta-feira, João Teixeira Lopes, coordenador de um estudo pioneiro sobre o insucesso escolar no ensino superior, noticia a Lusa.

O presidente do ISFLUP (Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) adiantou que Portugal tem melhorado nos últimos anos e que isso se deve a uma consciência das instituições de que é preciso criar condições de apoio aos alunos.

Ao apresentar os primeiros resultados do estudo «(In)sucesso escolar no ensino superior português», que resulta da colaboração entre o ISFLUP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Teixeira Lopes disse acreditar que «este (estudo) não é para ficar na gaveta».

O estudo inédito, que prevê a análise das várias esferas que envolvem a vida do estudante das universidades portuguesas, revela que o factor chave para o sucesso escolar será as instituições criarem estruturas de apoio para os alunos nas «duas alturas críticas», a entrada e a saída do ensino superior.

Os primeiros resultados revelam também que factores como as origens sociais desfavorecidas, a importância que os alunos dão ao lazer e o facto de estarem no mercado de trabalho ao mesmo tempo que são estudantes pode influenciar negativamente o sucesso desse aluno.

Este estudo estará concluído em Junho, sendo depois apresentadas as conclusões acerca dos factores que potenciam o sucesso ou insucesso escolares e de novas políticas nesta área se devem por em prática.
Continue a ler esta notícia

Relacionados