«Mourinho da ciência» é o português com mais publicações - TVI

«Mourinho da ciência» é o português com mais publicações

Rui Reis

Investigador da Universidade do Minho atinge patamar quando tem apenas 45 anos

Aos 45 anos, Rui Reis tornou-se o investigador português com mais publicações científicas, com 642 trabalhados listados no ISI Web of Knowledge (Thomson-Reuters), a principal base de dados científica do mundo, dos quais 450 em revistas internacionais e 41 artigos de revisão. Somam-se mais de 200 capítulos de livros e quase 1500 comunicações em conferências apresentadas nos cinco continentes, incluindo 175 como palestrante convidado ou plenário.

O diretor do Grupo 3B¿s da Universidade do Minho é ainda dos investigadores mundiais que mais publica, um dos mais citados por outros cientistas (quase 9000 vezes) e dos que tem maior «fator h» (49) na sua área científica - biomateriais, engenharia de tecidos, medicina regenerativa e células estaminais, informou a instituição. É o principal responsável pela gestão de projetos de investigação, num total de 28.5 milhões de euros (dos quais 14.5 são financiamento para a UMinho), tornando-o um dos portugueses que mais financiamentos internacionais obtém em condições altamente competitivas.

«Ter chegado com apenas 45 anos a este patamar é certamente algo que me orgulha a mim, à minha equipa e a toda a UMinho. Foi preciso trabalhar muito, ter estratégia, ser ambicioso, construir uma equipa internacional coesa e lutadora, combater muitas contrariedades, poderes instalados e esquecer a falta de reconhecimento nacional. Ter conseguido construir um grupo e uma infraestrutura única, respeitada em todo o mundo a partir de quase nada, numa zona que não é bem um grande centro (em todos os sentidos da palavra), e com base numa formação totalmente conseguida em Universidades portuguesas, é algo que só nos pode orgulhar», referiu Rui L. Reis, que trabalha na sede do 3B's, em Caldas das Taipas, em Guimarães.

Natural e residente no Porto e com um filho de 11 anos, é igualmente editor-chefe da revista «Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine», pertence ao conselho editorial de dezenas de revistas científicas e tem organizado diversas reuniões e simpósios científicos de grande dimensão. É apelidado por muitos como «o Mourinho da Ciência».
Continue a ler esta notícia