Greve vai contar com «milhares» de camiões - TVI

Greve vai contar com «milhares» de camiões

Greve vai contar com «milhares» de camiões

Protesto contra preço dos combustíveis, na segunda-feira, em vários pontos estratégicos, no mínimo durante uma semana

Relacionados
Um grupo de empresas de transporte de mercadorias fará greve na segunda-feira contra o aumento dos preços dos combustíveis paralisando milhares de viaturas em pontos estratégicos, disse à Lusa o gerente de uma empresa que participará na paralisação.

«Decidimos fazer greve no dia 9, a partir da meia-noite, por tempo indeterminado, mas no mínimo uma semana», garantiu Silvino Lopes, gerente da Master Cargo. Silvino Lopes convocou esta quarta-feira um encontro de cerca de 75 empresas e associações de transporte de mercadorias, para decidir formas de lutar contra o sucessivo aumento dos combustíveis. «Vão aderir à greve milhares de viaturas, mas não sei precisar exactamente quantas», acrescentou.

Todas as empresas e associações presentes no encontro de hoje disseram apoiar a greve, adiantou Silvino Lopes, que afirmou não poder precisar o número exacto de camiões que vão paralisar por não conhecer a frota de todas as empresas. «A greve decorrerá em locais estratégicos como portos, auto-estradas, estradas nacionais e refinarias», disse o gerente da Master Cargo.

Os transportadores reivindicam a redução da carga fiscal, isenção nocturna do preço das portagens e a criação do gasóleo profissional, segundo Silvino Lopes, que acrescentou que a greve foi marcada intencionalmente para segunda-feira, um dia depois do início da greve das transportadoras espanholas.

A ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, remeteu para sábado qualquer decisão sobre como fazer face ao aumento dos combustíveis. Silvino Lopes garantiu à Lusa que as empresas vão avançar para a greve mesmo que a associação do sector não apoie a paralisação. «Vamos avançar com a greve com ou sem o apoio da ANTRAM», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados