Roubava dinheiro de contas através da Internet - TVI

Roubava dinheiro de contas através da Internet

Internet

Suspeito foi detido. PJ lança alerta sobre cuidados a ter com contas

Relacionados
A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de um homem acusado de pertencer a um grupo que tirava dinheiro de contas bancárias enganando os seus titulares através da Internet, o chamado «phishing», noticia a Lusa.

Neste tipo de crime, os burlões enviam mensagens aos titulares de contas em que, fingindo representar a entidade bancária, solicitam palavras-passe e códigos que depois usam para aceder às contas dos burlados e transferir dinheiro para as suas próprias contas.

Em comunicado, a PJ afirma que o homem, que pertence a um «grupo de cidadãos de origem sul-americana» e ficou em prisão preventiva. A operação da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica levou ainda à apreensão de material informático e dinheiro.

A PJ reitera os alertas para a prática deste crime, lembrando que nenhum banco solicita a confirmação de senhas de acesso e números de contacto ou dos números do «cartão matriz» que serve para utilizar os serviços bancários pela Internet.

Além disso, a polícia recomenda «grande suspeição» relativamente a propostas de trabalho que exigem que conste do currículo o número da conta bancária.
Continue a ler esta notícia

Relacionados