Um lar exemplar em Alverca - TVI

Um lar exemplar em Alverca

Espaço tem capacidade para 64 idosos e tem uma lista de espera com 150

Relacionados
Muitos idosos chegam a esperar mais de seis meses para conseguirem vaga num lar comparticipado pela segurança social. A associação da misericórdia de Alverca é uma das IPSS que conta com o apoio do estado e a lista de espera da instituição revela bem a falta de respostas sentida sobretudo na grande Lisboa.

O lar tem capacidade para 64 idosos e uma lista de 150 em espera. A IPSS conta também com centro de dia e apoio domiciliário e beneficia de acordo com segurança social.

Óscar Almeida de 88 anos de idade é um dos utentes e está no lar há três meses. Aqui tem um espaço seu, onde não dá descanso à imaginação, e recria em cartão e madeira tudo o que vê e pode.

Aqui, são cumpridos todos os requisitos impostos e, em troca das comparticipações de cerca de 350 euros mensais por utente, o lar tem 16 camas à disposição para idosos encaminhados pela segurança social. Os restantes utentes pagam cerca de 1200 euros.

Quem vive no lar enaltece as condições oferecidas e elogia o que diz ser um exemplo a seguir. Ginástica, teatro, actividades ao ar livre. A aposta está no dinamismo e em receber a terceira idade com energia e vontade de viver.
Continue a ler esta notícia

Relacionados