Segurança Social encerra lar de idosos - TVI

Segurança Social encerra lar de idosos

Reforma

Desactivação do espaço aconteceu no cumprimento de um mandado de busca domiciliária

Relacionados
A Segurança Social encerrou esta quarta-feira um lar de terceira idade que funcionava ilegalmente na residência de uma mulher em Ílhavo, anunciou a Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro, escreve a Lusa.

A desactivação do lar aconteceu no cumprimento de um mandado de busca domiciliária à residência da referida mulher, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de crimes de sequestro e de maus tratos.

No local, segundo a PJ, foram encontradas três pessoas de idade avançada que «viviam fechados e sem vigilância».

A mesma fonte adiantou ainda à Lusa que um dos idosos, face ao estado em que se encontrava, foi de imediato transportado ao Hospital de Aveiro, tendo os restantes sido reencaminhados para lares devidamente licenciados.

O representante da Segurança Social que acompanhou a operação policial determinou, de imediato e ainda no local, o encerramento do estabelecimento ilegal.

A dona da residência, que entretanto foi constituída arguida, está envolvida num processo relacionado com um outro lar clandestino que funcionava num barracão situado nas traseiras de um restaurante em Vagos e que foi desactivado após uma inspeção realizada há cerca de meio ano por parte da Segurança Social.

Segundo a PJ, durante as investigações foi possível concluir que «os utentes do lar eram mantidos em cativeiro, sem o mínimo de condições de higiene, sem a prestação dos necessários cuidados médicos e sem serem alimentados adequadamente».

A Judiciária adianta ainda que a suspeita tinha já anteriormente sido proibida pelos serviços da Segurança Social de exercer qualquer tipo de actividade em estabelecimentos de apoio social.
Continue a ler esta notícia

Relacionados