Legionella: reservatórios desinfetados e água com mais cloro - TVI

Legionella: reservatórios desinfetados e água com mais cloro

Água

Empresas de Vila Franca de Xira serão inspecionadas este domingo

Relacionados
 Os reservatórios de água de Vila Franca de Xira foram desinfetados como medida de proteção contra a bactéria legionella e a água que abastece as zonas mais afetadas foi clorada, informou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

«A título preventivo, as autoridades de saúde e o SMAS procederam à cloragem da água das zonas afetadas. Iniciou-se ainda o processo de limpeza e desinfeção dos reservatórios»


As autoridades de saúde estão ainda a ponderar a «aplicação das medidas de cloragem em toda a rede, de modo a garantir os níveis de cloro recomendados pela Organização Mundial de Saúde».

«Foram recolhidas amostras de água em novos pontos da rede pública, bem como em reservatórios e nas torres de refrigeração identificadas, nomeadamente num hotel e fábricas da zona). «Não há qualquer problema com a ingestão de água nas áreas afetadas. Também não existe qualquer risco de contágio pessoa a pessoa»


Até ao início da noite, foram detetados 90 casos de infeção por legionella na Grande Lisboa
, dos quais 16 estão em cuidados intensivos, e a DGS admite novos casos. Um homem de 59 anos morreu.

Empresas serão inspecionadas este domingo


O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira revelou que empresas daquele concelho serão inspecionadas domingo por técnicos da Direção-Geral de Saúde com vista a localizar eventuais focos do surto.

Alberto Mesquita falava em conferência de imprensa a propósito das medidas que a Câmara de Vila Franca de Xira e a Direção-Geral de Saúde (DGS) decidiram tomar no sentido de identificar a origem dos casos detetados naquele concelho.

Instalações fabris do concelho serão também alvo de inspeções com o objetivo de localizar eventuais focos de transmissão da bactéria.

Conselhos para os residentes nas zonas mais afetadas: deve evitar duches e pode beber água sem problemas
.
Continue a ler esta notícia

Relacionados