Protecção de testemunhas com aplicação alargada - TVI

Protecção de testemunhas com aplicação alargada

  • Portugal Diário
  • 17 jan 2008, 16:39

Proposta do Governo também reforça os direitos das testemunhas

Relacionados
O Governo aprovou esta quinta-feira uma proposta que pretende regular a aplicação de medidas para a protecção de testemunhas em processo penal, reforçando os seus direitos e alargando as situações em que se exigem medidas de segurança, refere a Lusa.

O diploma, que será depois submetido à apreciação e votação da Assembleia da República, prevê que seja acolhida a experiência desenvolvida pela Comissão de Programas Especiais de Segurança.

De acordo com o Governo, na proposta «são contempladas situações em que o perigo pode ser sensivelmente reduzido com a alteração do local habitual de residência».

«Prevê-se igualmente a possibilidade de concessão de moratória à testemunha que, como resultado da sua colaboração com a justiça, se encontre impossibilitada de cumprir obrigações pecuniárias para o Estado ou outras entidades públicas», refere o diploma.

Perante estas ultimas situações envolvendo testemunhas, a proposta assinala que se interromperá o prazo de prescrição do processo.

A proposta de lei pretende ainda alargar o leque de crimes que admite a aplicação à testemunha de programas especiais de segurança e de medidas como a não revelação da identidade das testemunhas.

Se o diploma for aprovado no Parlamento, esse alargamento irá abranger «crimes de corrupção passiva para acto ilícito, alguns crimes contra a liberdade ou a autodeterminação sexual».

Porto:família pede protecção
Continue a ler esta notícia

Relacionados